29/09/2011

Avatar

CURSO DE CROCHÊ INTRODUTORIO

INTRODUÇÃO

Há alguns anos que tenho esse projeto engavetado para iniciar e por varias razões estava sempre adiando. Começava e parava. Agora chegou o momento. O Curso Introdutório de Crochê é para quem se interessa em aprender essa técnica. Terá pontos básicos, tutoriais com passo a passo e gráficos (quando possível) de peças para prática desses pontos. Como o objetivo é disponibilizar um e-book desse curso, no decorrer das postagens conforme a necessidade e/ou sugestões colocarei informações complementares ou correções. Por hora o imprescindível para começar é que se tenha em mãos fio e agulha de crochê compatível com o fio escolhido para o aprendizado bem como uma tesoura e fita métrica. Ah! e uma agulha para tapeçaria sem ponta(opcional) e compatível com o fio usado.

SOBRE O CROCHE

Como não se tem certeza sobre sua origem, não pretendo alongar-me nsobre assunto. Há inúmeros artigos espalhados em vários blogs/sites a esse respeito e o próprio Wikipédia tem tópicos em português e inglês nos dando esclarecimentos. Alguns historiadores afirmam que o crochet chegou a Europa por volta de 1700 e não se tem nenhuma publicação sobre crochê antes de 1800. Em 1812 no livro “The Memoirs of a Highland Lady” de Elizabeth Grant faz algum tipo de referencia a respeito do crochê e no ano de 1824 surge a primeira receita publicada na revista holandesa “Penelope”. A partir daí inúmeros relatos do uso do crochê, sua popularidade, seu ostracismo e finalmente o resgate dessa arte manual tão graciosa. O importante, suponho, é saber que hoje no ano de 2011 o crochê está ou melhor continua já algum tempo em alta, e as criações não param. Por outro lado a indústria tem investido pesado na variedade de linhas, lãs, acessórios e agulhas. O único ponto é que esse investimento ainda tem um preço um pouco alto mas vale a pena.

CONTINUAÇÃO DO CURSO

Próxima semana. Como se fazem os pontos básicos e na sequencia ou em conjunto - ainda não defini - algumas peças pequenas para praticar o crochê.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Fazia tempo que não aparecia por aqui. Senti falta! Alguns eventos inesperados surgiram e tive que lidar com eles da melhor maneira possivel.Espero não ficar mais tanto tempo sem publicar aqui na Tenda Azul e nem no Faz Facil.

Até mais

Cyssa Mangueira

0 comentários:

Postar um comentário